
O Governo do Tocantins, por meio da Casa Militar, realizou nesta terça-feira, 23, em Palmas, a solenidade de formatura do 1º Curso de Segurança e Proteção de Autoridades (CSPA/2026), e a outorga de Medalhas Guardião do Araguaia. Ao todo, 43 profissionais do Tocantins, da Bahia e do Piauí concluíram a capacitação; e 26 autoridades civis e militares foram agraciadas com a honraria. A cerimônia ocorreu no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos e contou com a presença de representantes das forças de segurança e familiares dos formandos.
O CSPA é uma capacitação inédita voltada ao aperfeiçoamento técnico e operacional dos profissionais responsáveis pela segurança institucional e pela proteção de autoridades. Promovido pela Casa Militar do Tocantins, o curso teve como objetivo desenvolver competências específicas para o planejamento; a coordenação e a execução de ações de segurança aproximada; a proteção de dignitários; o gerenciamento de riscos; e a atuação em situações críticas.
A capacitação reuniu profissionais de diferentes instituições do Tocantins como a Polícia Militar (PMTO), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), a Polícia Civil, a Polícia Penal, a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), o Ministério Público (MPTO), Tribunal de Justiça (TJTO), além da Casa Militar do Governador da Bahia e do Gabinete Militar da Governadoria do Piauí.
Ao longo da formação, os participantes passaram por atividades teóricas e práticas, abrangendo disciplinas relacionadas à segurança de autoridades, inteligência, direção defensiva e evasiva, atendimento pré-hospitalar tático, gerenciamento de crises, armamento e tiro, entre outros conteúdos essenciais para o exercício da função de segurança e proteção de autoridades.
Homenagem
Durante a cerimônia, foi realizada também a outorga da Medalha Guardião do Araguaia, instituída pela Lei nº 4.144, de 12 de abril de 2023, que simboliza o apreço por homens e mulheres que, por meio de suas ações e dedicação ao serviço público, deixam contribuições relevantes para a construção de um Tocantins mais seguro, forte e comprometido com o bem comum.
Autoridades civis e militares receberam a distinção honorífica que busca valorizar exemplos de liderança, profissionalismo e dedicação ao serviço público, evidenciando o papel desempenhado pelos homenageados no fortalecimento das políticas públicas e das ações estratégicas desenvolvidas em benefício do Estado.
O secretário-chefe da Casa Militar, coronel Francinaldo Machado Bó, destacou que a iniciativa representa um importante avanço na qualificação dos profissionais que atuam diretamente na proteção de autoridades e instalações estratégicas. “Hoje [terça-feira, 23] celebramos dois momentos de grande significado para a Casa Militar e para o Tocantins. A formatura representa um marco histórico na qualificação dos profissionais responsáveis pela segurança institucional. Da mesma forma, a entrega da Medalha Guardião do Araguaia simboliza o reconhecimento do Governo do Tocantins àqueles que, por sua dedicação, compromisso e relevantes serviços prestados, contribuíram para o fortalecimento das instituições públicas e para o desenvolvimento do nosso estado”, enfatizou.
Mín. 21° Máx. 36°





