Quinta, 25 de Junho de 2026
21°C 35°C
Palmas, TO
Publicidade

Prefeitura de Palmas articula inserção no Comitê Gestor do Matopiba e realização de evento na Capital

Capital busca assento no Comitê Gestor do Matopiba e pleitea sediar evento estratégico que pode impulsionar investimentos locais

24/04/2026 às 16h36
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Palmas - TO
Compartilhe:
Secretário Maurilio Ricardo (à esq), acompanhado da secretária Amanda, do secretário-adjunto João Marinho e da coordenadora Laura Brito (à dir) - Crédito da foto: Divulgação
Secretário Maurilio Ricardo (à esq), acompanhado da secretária Amanda, do secretário-adjunto João Marinho e da coordenadora Laura Brito (à dir) - Crédito da foto: Divulgação

A inclusão de Palmas no Comitê Gestor do Matopiba e a realização de um evento do programa na Capital foram as principais pautas defendidas pela Prefeitura de Palmas durante reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 24, em Brasília (DF). Participaram do encontro a secretária extraordinária do Matopiba, Amanda Sobreira, o secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura, João Crescêncio Aragão Marinho, o secretário extraordinário de Representação de Palmas em Brasília, Maurilio Ricardo, e a coordenadora-geral de Monitoramento de Operações Estratégicas da pasta, Laura Nascimento Brito.

Durante o encontro, a comitiva da Prefeitura de Palmas apresentou duas demandas estratégicas voltadas ao fortalecimento da Capital no cenário de desenvolvimento regional. A primeira solicitação foi a inclusão do Município no Comitê Gestor do Matopiba, colegiado vinculado ao Ministério da Agricultura e responsável por discutir ações e políticas públicas para a região.

A segunda pauta tratou da articulação para a realização de um evento do Matopiba em Palmas, com o objetivo de reunir representantes do setor produtivo, gestores públicos, lideranças institucionais e sociedade civil, ampliando oportunidades de negócios e promovendo o potencial econômico da cidade e da região. A iniciativa deverá observar a análise de oportunidade e a disponibilidade de recursos.

Segundo a secretária extraordinária do Matopiba, Amanda Sobreira, a agenda representa mais um passo importante para consolidar Palmas como protagonista nas discussões sobre desenvolvimento regional. “Palmas está inserida em uma região estratégica para o crescimento do país e precisa ocupar espaços de decisão, além de sediar eventos que impulsionem investimentos, inovação e geração de oportunidades”, destacou.

Inclusão

Amanda Sobreira ressaltou ainda a importância da participação institucional do Município no colegiado. “O Comitê Gestor do Matopiba, ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, é mais um espaço estratégico de articulação federativa, com caráter consultivo e deliberativo, que garante a participação dos municípios da região. A presença da Prefeitura de Palmas nesse colegiado reforça o compromisso com o desenvolvimento regional sustentável e a integração de políticas públicas no território”, afirmou.

A Prefeitura de Palmas tem buscado ampliar sua participação institucional em agendas nacionais, fortalecendo parcerias e atraindo iniciativas que contribuam para o desenvolvimento sustentável, a geração de emprego e renda e a valorização das potencialidades locais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Palmas, TO
28°
Parcialmente nublado

Mín. 21° Máx. 35°

27° Sensação
1.69km/h Vento
28% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h30 Nascer do sol
18h01 Pôr do sol
Sex 36° 21°
Sáb 35° 23°
Dom 35° 24°
Seg 36° 24°
Ter 36° 23°
Atualizado às 18h01
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Economia
Dólar
R$ 5,18 -0,24%
Euro
R$ 5,89 -0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 329,790,05 -1,13%
Ibovespa
171,990,20 pts 0.87%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio