A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou, de 25 a 29 de novembro, o treinamento “Diagnóstico de Malária e Doença de Chagas”. A ação coordenada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO) foi destinada a profissionais que atuam nos laboratórios municipais de Guaraí, Miracema e Palmas, além do Neolab, que presta serviços no Hospital Geral de Palmas (HGP).
A capacitação integra o plano anual de treinamentos do LACEN-TO, que visa apoiar tecnicamente os municípios através de capacitações em diagnósticos laboratoriais para os profissionais dos laboratórios da Rede. “Os treinamentos proporcionam a entrega dos serviços prestados em tempo hábil, em especial os diagnósticos de doenças de interesse de saúde pública para que definem condutas clínicas e de tratamento em tempo oportuno”, destacou a farmacêutica bioquímica e assessora do LACEN-TO, Sirlene Borges Damasceno.
O biomédico do LACEN-TO e preceptor do curso, Fernando Balestra afirmou que, “a capacitação fortalece a vigilância, os cuidados com a população e proporciona uma resposta rápida no diagnóstico e tratamento dos pacientes. O treinamento também padroniza as técnicas laboratoriais utilizadas e aumenta a qualidade dos serviços prestados”.
“O treinamento foi extremamente enriquecedor, com foco principal na microscopia para a visualização e identificação dos parasitas da malária e da doença de Chagas”, disse a biomédica do laboratório da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, Lívia Mendes de Freitas.
Plano Anual de Treinamentos
O Plano Anual de Treinamentos do LACEN-TO oferta capacitações com certificação nos diagnósticos de Malária/Chagas, Tuberculose/ Hanseníase e Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA).
O laboratório também oferta o “Programa de Controle Qualidade Laboratorial (PCQL)”, onde é realizado o monitoramento do diagnóstico laboratorial dos agravos de interesse em saúde pública, realizados pelas unidades de saúde (públicas e privadas).