Trazer os livros para mais perto dos estudantes e incentivar a leitura para toda a família foi a iniciativa da gestora Edileuza Araújo de Souza, da Escola Estadual Floresta, localizada no distrito de Campo Alegre, a 73 km da cidade de Paranã. A iniciativa deu tão certo que a escola conquistou o 1º lugar no Prêmio Escola que Transforma 2022/2023, com o projeto Tô Conectado na Leitura e Escrita! O universo da Arte Literária.
E para aproximar os livros dos estudantes, a equipe da escola distribuiu livros em mesas e árvores, no pátio da escola. Todos os alunos, familiares, professores e servidores da escola foram convidados para participar da jornada de leituras.
As pessoas poderiam escolher os livros que mais lhes chamassem a atenção. E, às quintas-feiras, os estudantes levavam para a escola um membro da família para participar das rodas literárias. A escola passou a motivar os eventos literários, em que as pessoas poderiam comentar suas leituras, com argumentos e sugestões de obras para serem lidas durante a semana.
A diretora Edileuza Araújo de Souza destacou que, a cada semana, o interesse dos estudantes pela leitura aumentava consideravelmente, bem como a participação dos familiares. “O momento de escolha dos livros passou a ser satisfatório, pois os estudantes sabiam o que queriam ler e porque desejavam conhecer tal obra. As produções eram enriquecidas a cada leitura realizada com novos vocabulários e leitores cada vez mais fluentes e críticos”, pontou.
“Com o desenvolvimento do projeto, estudantes, servidores, famílias e comunidade ficaram mais estimulados pela prática da leitura e da escrita. Inclusive, com ações envolvendo diversos gêneros textuais, os estudantes foram capazes de aprender o texto como construção de conhecimento em diferentes níveis de compreensão, argumentos, análise e interpretação, contemplando, assim, as competências da BNCC [Base Nacional Comum Curricular], o Saeto [Sistema de Avaliação do Estado do Tocantins] e a Matriz de referência do Saeb [Sistema de Avaliação da Educação Básica]”, explicou a diretora Edileuza Araújo de Souza.
A estudante Kaillanny Francisco da Silva, 14 anos, do 9º ano do ensino fundamental, participou do projeto e compartilhou suas percepções. “Cada ação desenvolvida, cada texto, cada poema foi produzido com muita responsabilidade e dedicação. Tivemos alunos descobrindo seus verdadeiros talentos, criando bons textos. Eu mesma conheci livros maravilhosos como O Morro dos Ventos Uivantes, da escritora inglesa Emily Bronte, A Zona Azul, de Andrew Gross, As faces do escorpião, de Paulo Caldas e Diário de Anne Frank”, enfatizou.
O projeto trouxe um novo ânimo para a escola e, como resultado, houve a elevação do índice de aprovação, reduziu a reprovação, aumentou a participação efetiva da família nas ações da escola e foi percebida a melhora na leitura, o que contribuiu para o desenvolvimento da formação de uma consciência crítica e participativa.
A escola conta atualmente com 102 estudantes matriculados nos anos finais do ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos. Saiba mais sobre o projeto clicando no link.
Profe
O Prêmio Escola que Transforma integra as ações do Programa de Fortalecimento da Escola (Profe), uma ação de sucesso da Secretaria de Estado da Educação, cuja finalidade é valorizar as escolas públicas, os profissionais e estudantes que se destacaram em projetos e ações exitosas de ensino e de aprendizagens, nos anos de 2022 e 2023.
Nesta primeira edição do prêmio, foram pré-selecionados 567 projetos e, destes, foram selecionados 58 iniciativas, classificados em 1º, 2º e 3º lugares, em cada uma das 19 modalidades descritas no Edital nº 01, de 16 de maio de 2023, publicado no Diário Oficial do Estado nº 6393, de 17 de agosto de 2023.