Data e Hora Atual

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -

Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos realiza a Semana da Segurança do Paciente

‘Cuidado seguro para todo recém-nascido e toda criança’ é o tema da ação, realizada entre 15 a 17 de setembro

O Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) realiza entre os dias 15 a 17 de setembro, das 09h às 12h, a Semana da Segurança do Paciente com o tema “Cuidado seguro para todo recém-nascido e toda criança”. A ação é coordenada pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP/HMDR) em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro.  Esse ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu a segurança neonatal e pediátrica como foco temático e o HMDR apoiou o tema, com objetivo de aperfeiçoar a assistência ofertada na unidade.

Na programação, palestras com temas sobre a identificação do paciente; sepse em neonatologia e pediatria; enfrentamento à hesitação vacinal; prevenção de queda; administração de medicamentos em neonatos; higiene de mãos e outros assuntos serão discutidos.

Segundo a enfermeira responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP/HMDR, Edivani Cristina Vilhena Santos, “esta semana estamos nos reunindo para destacar um tema essencial para a saúde, que é a segurança do paciente. Esperamos que seja uma semana rica em aprendizado, debates e trocas de experiências. Queremos instruir os profissionais, para que os nossos bebês recebam um cuidado com respeito, dignidade e acima de tudo, segurança”.

Como somos maternidade pública de alta complexidade e atendemos toda a demanda do Estado em relação aos recém-nascidos, então nada mais relevante do que discutir a segurança do recém-nascido durante todo o seu cuidado e assistência hospitalar, por isso esse evento é muito importante”, afirmou a enfermeira do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NSQSP/HMDR), Emília Maria Miranda.

A enfermeira do setor Alto Risco HMDR, Jacieli Gonzatto Cavalcanti, foi palestrante no evento sobre identificação do paciente e relatou a importância da ação, “a identificação correta do paciente dentro do hospital contribui para a segurança porque assegura o tratamento e procedimentos sem nenhum tipo de erro ou engano. Previne a ocorrência de incidentes e não requer muitos recursos financeiros, porque fazemos a identificação através de uma pulseira e documentação na beira do leito. E com essa identificação evitamos muitas ocorrências de eventos graves, temos rotinas corretas e aumenta bastante à segurança do paciente”.

O evento é coordenado pelo Núcleo de Segurança do Paciente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

POPULARES