Data e Hora Atual

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -

Governo do Tocantins articula apoio e parcerias na COP30 para projetos dos povos originários e tradicionais

Encontro com ministros, autoridades e especialistas amplia potencial de parceria e captação de recursos

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), segue, nesta quarta-feira, 12, cumprindo intensa agenda de articulação para apoio em propostas de parcerias de projetos voltados para os povos originários e tradicionais, na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém/PA.

A secretária dos Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria, acompanha o governador do Estado, Laurez Moreira, em compromissos que reforçam o protagonismo do Tocantins nas discussões sobre sustentabilidade, povos tradicionais e preservação da Amazônia.

A presença da secretária Narubia Werreria na COP30 reforça o compromisso da Sepot com a construção de políticas públicas que reconheçam o papel fundamental dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais na preservação da Amazônia e na promoção do equilíbrio climático global. “A presença dos povos originários e tradicionais nessas discussões é essencial para que o futuro da Amazônia seja construído com base no respeito à diversidade e à sabedoria de quem vive e protege a floresta”, destacou Narubia Werreria.

A programação oficial incluiu atividades com destaque para o lançamento de iniciativas nacionais e regionais voltadas à proteção ambiental, ao enfrentamento das mudanças climáticas e à valorização dos saberes locais.

Programação

No primeiro dia do evento, na segunda-feira, 10, a secretária Narubia Werreria, articulou o agenda de encontros pós-COP30, para apresentação de projetos e propostas de parcerias que visam o atendimento de demandas dos povos originários e tradicionais do Tocantins, marcados pelo diálogo no encontro com ministros, autoridades e especialistas durante o evento. Ao longo do dia a secretária concedeu entrevistas para veículos de comunicação de outros estados e países.

Nessa terça-feira, 11, a equipe tocantinense acompanhou o evento “Mecanismos de Financiamento Climático: REDD+ e Soluções Inovadoras para a Amazônia”, que tratou de alternativas econômicas sustentáveis para a conservação da floresta e o fortalecimento das comunidades que vivem em seu território.

No Pavilhão Brasil, a secretária Narubia Werreria prestigiou o lançamento do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, promovido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). O encontro apresentou o tema “Da Crise à Resiliência: Lançamento do Plano de Aceleração para a Recuperação Pós-Desastre” destacando estratégias de prevenção e resposta a desastres naturais, especialmente em regiões vulneráveis da Amazônia Legal. A agenda seguiu com a participação no lançamento da Estratégia Amazônia 2050, na Blue Zone. A iniciativa estabelece diretrizes de longo prazo para o desenvolvimento sustentável da região amazônica, com foco na bioeconomia, inovação e inclusão social. A secretária visitou, ainda, a estrutura do espaço EY House, no centro de Belém.

Encerrando as atividades do dia, a secretária participou do Painel Vozes da Sabedoria: conectando cultura e conservação, no evento Espaço Fala Parente, considerado um marco da COP30, na Casa Maraká. O encontro reuniu grandes lideranças indígenas, científicas e culturais para refletir sobre como arte, espiritualidade e modos de vida tradicionais inspiram caminhos do bem viver para as pessoas e a proteção da natureza.

Narubia Werreria conversou com os participantes do painel, entre eles, o artista Gilberto Gil; a conselheira da CI-Brasil, ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; o cacique Raoni, liderança Kayapó; e a CEO interina da Conservation Internacional, Daniela Raik, que desenvolveram uma roda de conversa sob mediação do vice-presidente da CI-Brasil, Maurício Bianco.

A gestora visitou ainda o espaço de exposição e projetos da Casa Maraká e, no CineCOP da Casa BNDES, prestigiou uma exposição de arte e o filme ‘Brasil antes de 1.500 – a história que você nunca aprendeu’, que teve na sequência uma roda de conversa.

Equipe do Tocantins reunida após apresentação do governador Laurez Moreira na COP30
Narubia Werreria prestigia exposicação no CineCOP BNDES, na casa Maraká

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

POPULARES