Em uma agenda estratégica para aproximar ainda mais o Tocantins das pautas federais, o presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres, percorreu os gabinetes dos deputados e senadores tocantinenses em Brasília. Acompanhado por uma comitiva de prefeitos, ele reforçou a importância da união política para viabilizar projetos e recursos para o estado.
Ao longo das visitas, Amélio conversou com os deputados Eli Borges, Lázaro Botelho, Felipe Martins, Antônio Andrade, Alexandre Guimarães, Carlos Gaguim, Ricardo Ayres e Vicentinho Júnior. O encontro com Gaguim resgatou um episódio marcante da política tocantinense: a disputa pela presidência da Assembleia em 2007, que terminou empatada, sendo decidido no voto de minerva do presidente.
A agenda também incluiu uma reunião com o senador e vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes. Já o encontro com a senadora e coordenadora da bancada, Professora Dorinha, precisou ser reagendado por questões de horário, mas um café da manhã entre os dois está confirmado. “Faço questão desse café com a senadora e coordenadora”, reforçou Amélio.
Ao avaliar a receptividade dos parlamentares, o presidente da Assembleia destacou o espírito de cooperação. “Foi tranquilo, receptividade boa. O sentido maior é acabar com qualquer clima de quem tenta colocar uma situação de adversidade entre parlamentares estaduais e federais”, afirmou.
Com um discurso de união e articulação, Amélio segue fortalecendo sua presença no cenário político, consolidando um diálogo direto entre a Assembleia Legislativa e a bancada federal.